Para além de um enorme prazer de condução, a versão de 184 cv do SEAT Leon SC 2.0 TDI FR, dispõe de muitos outros argumentos capazes de pôr qualquer um a fazer contas à carteira. Só os consumos podem estragar (ligeiramente) a festa...
O fantasma dos 200 cv continua a pairar no ar. Ainda não foi desta que a SEAT, bem como os modelos do Grupo VW ofereceram esse número mágico aos motores dois litros diesel sobrealimentados mas... falta muito pouco. A versão mais apimentada do Leon SC 2.0 TDI FR desenvolve 184 cv e ajuda a tornar o ponta de lança dos Leon num dos melhores desportivos da atualidade no capítulo das motorizações diesel. Com um binário de 380 Nm, a mais vitaminada versão deste bloco consegue entregar de forma generosa e não brutal uma assinalável injeção de potência entre as 1700 e as 4000 rotações, deixando 1000 rotações inutilizadas já que o red line é apenas ‘chamado a intervir’ às 5000 rotações (entre as 4000 e as 5000 rpm é perda de tempo não mudar de caixa), num claro presságio de que o bloco germânico tem ainda mais uns pózinhos para dar (os tais que possivelmente dariam os 200 cv). Mas o Leon SC é muito mais do que um coração e cheio de energia. De que serve potência e binário, sem motricidade e desdenho em curva? Os engenheiros de Martorell há muito que sabem a resposta e por isso souberam afinar primorosamente o chassis que até pode apresentar uma ligeira e natural tendência subviradora inicial mas que está preparado, com a ajuda do diferencial eletrónico XDS, para responder com agilidade a todas as correções do volante, acelerador e travão que o ajudarão a readquirir as trajetórias ideiais quando o ritmo ultrapassa os limites da física. Por essa altura, é também possível contar com ajuda do controlo de estalibilidade (apenas o controlo de tração é desconectável), que sendo minimamente permissivo, inibe qualquer rebeldia mais atrevida, privilegiando sempre a segurança. Se o objetivo for espremer ao limite este desportivo então o melhor é mesmo selecionar o modo ‘Sport’ no SEAT Drive Profile onde é muito mais fácil ‘sentir’ o Leon já que a direção fica mais direta, a eletrónica do motor mais agressiva e até a acústica saída dos escapes perde o ‘borbulhar’ diesel para se transformar num ronco muito mais acertado com a personalidade deste SC. Enfim, um gozo de condução que rapidamente se pode tornar num vício.
E se quanto ao dinamismo, puro e duro, estamos conversados, muito há para dizer da outra ‘personalidade’ deste Leon. Sim, porque a família ‘FR’ também consegue assumir uma postura minimamente discreta na estrada. Apesar da linha desportiva, o conforto global não sai muito prejudicado (à exceção do mau piso) e continuamos a ser brindados muita distração e botões para mexer pois no que ao recheio de equipamento diz respeito há muito poucas falhas a apontar.Apenas a acessibilidade aos lugares traseiros não é a melhor, nem o conforto naqueles bancos mas isso é o preço a pagar pela desportividade da versão três portas. Os consumos também não são o ponto forte da versão diesel mais musculada do Leon SC já que será difícil baixar dos 6,5 l/100 km em ritmo normal e é bom contar com valores acima dos 10 litros quando acordar com o pé pesado. Em tudo o caso, por tudo o que oferece, os 32 843 € pedidos são um preço justo porque estará sempre ao volante de um dos mais interessantes desportivos compactos da atualidade e propostas com os mesmos ou argumentos equivalentes de outras marcas farão necessariamente mais mossa na sua carteira.
Ficha técnica:
Motor 4 cil., inj.direta, turbodiesel, 1968 cm3
Potência 184 cv/3500 rpm
Binário 380 N.m/1750 rpm
Transmissão Dianteira, cx. Manual de 6 velocidades
Suspensão Independente McPherson com barra estabilizadora à frente e independente multibraços com barra estabilizadora atrás
Travagem DV/D
Peso 1305 kg
Mala 380 litros
Depósito 50 litros
Velocidade máxima 229 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h 7,5 segundos
Consumo médio 4,3 l/100 km
Consumo médio AutoSport 6,5 l/100 km
Emissões CO2 112 g/km
Realize sua cotação de seguro auto!!
ORÇAMENTO DE Seguro de Auto CLIQUE AQUI
Atendimento via Chat On-Line (horário comercial de 2ª a 6ª) clique aqui
LIGUE: (11) 2997-1400
Ler mais: http://autosport.pt/seat-leon-sc-20-tdi-fr-184-cv-ensaio=f125141#ixzz39cPqZsbv
Nenhum comentário:
Postar um comentário