segunda-feira, 4 de agosto de 2014

REINO UNIDO DEVE TER CARRO AUTÔNOMO CIRCULANDO EM 2015

Países britânicos escolhidos estarão na vanguarda de uma tecnologia que deve se tornar realidade em poucos anos

CARRO AUTÔNOMO DO GOOGLE (FOTO: DIVULGAÇÃO)

O Departamento Nacional de Transporte do Reino Unido anunciou que a partir de janeiro os primeiros carros autônomos do país já estarão regulamentados para rodar pelas ruas de pelo menos três cidades. Atualmente, esse tipo de veículo operado sem o controle de um motorista não tem autorização para trafegar pelo país, mas autoridades querem rever as leis para permitir esse tipo de experimento, a exemplo do sstado da Califórnia nos Estados Unidos. Segundo Vince Cable, secretário de negócios do Governo Britânico, afirma que o estudo abrirá ao país novas oportunidades para a sociedade e para a economia local.

Engenheiros da Universidade de Oxford têm liderado pesquisas com carros sem motorista há  algum tempo, mas sempre esbarram em termos legais e na preocupação com a segurança de motoristas e pedestres. Mas isso deve mudar em breve. Autoridades envolvidas já estão trabalhando para apresentar ao governo uma revisão dos regulamentos de trânsito para autorizar a pesquisa. Tal medida envolve alterações no Código de Trânsito da Inglaterra, Escócia e País de Gales.


NISSAN LEAF AUTONOMOUS DRIVE (FOTO: DIVULGAÇÃO)

As cidades que têm interesse em sediar os experimentos têm até o início de outubro para declarar o interesse. Os testes devem durar de 18 e 36 meses, aproximadamente, e um recurso de R$ 38 milhões para a pesquisa será dividido entre os municípios.

Os veículos deverão ser equipados um sistema chamado Lidar (Light Detection and Ranging), que guia o veículo por meio de tecnologia a laser e que faz uma varredura em superfícies  para capturar informações de milhões de pequenos pontos de orientação que cercam o veículo. O sistema já é usado pelo Google e pela Nokia para criar mapas online.
Outra tecnologia que será integrada aos protótipos será o “computer vision”, software que direciona o carro por meio de imagens de 360° captadas por câmeras presas ao veículo e que pode apontar a presença de pedestres, ciclistas, obras rodoviárias e outros objetos que possam estar no caminho. Outro sistema que pode ser utilizado para posicionamento do automóvel é o sistema de localização geográfica, o GPS, que fazendo uso de satélites, radares e sensores ultra-sônicos podem ajudar a entender a localização exata do carro e também detectar objetos próximos.
Onde já é permitido
Os estados da Califórnia, Nevada e Flórida, nos EUA, já possuem todos os testes aprovados para a legalização dos carros autônomos. Só na Califórnia, por exemplo, o carro sem motorista do Google rodou mais de 480.000 km em estradas abertas. Em 2013, a Nissan realizou o primeiro teste em estradas públicas no Japão com um veículo autônomo. Já na Europa, a cidade sueca de Gotemburgo concedeu permissão para a Volvo testar 100 carros que não precisam de motoristas, mas isso ainda não está programado para acontecer antes de 2017.


Realize sua cotação de seguro auto!!


ORÇAMENTO DE Seguro de Auto  CLIQUE AQUI

Atendimento via Chat On-Line (horário comercial de 2ª a 6ª) clique aqui


LIGUE: (11) 2997-1400

Nenhum comentário:

Postar um comentário